top of page

O início

• Em 1952, chega de visita a Portugal o Pastor Rodolpho Hasse, então Presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), na intenção de introduzir um programa de rádio e estudar a possibilidade de iniciar um trabalho missionário da Igreja Luterana em terras lusitanas.

• Em 1954, a 32ª Convenção Nacional da IELB autoriza oficialmente o início da missão em Portugal.

• No dia 3 de Julho de 1958, é organizada a primeira Congregação Luterana Portuguesa, em Lisboa.

• No dia 28 de Maio de 1959, é fundada a Igreja Evangélica Luterana Portuguesa.

• As actividades da IELP concentraram-se, inicialmente, na região da Grande Lisboa até Caldas da Rainha.

• A partir da década de 1970, as actividades se expandiram para o Norte do País, sendo que, no início da década de 1990, foi fundada a primeira Paróquia na região do Porto.

• A Igreja Evangélica Luterana Portuguesa mantém, actualmente, actividades regulares em: Lisboa - Mercês, Porto - Maia e Açores - Angra do Heroísmo.

​

A IELP

​

A Igreja Evangélica Luterana Portuguesa (IELP) está em Portugal, desde 1954. É uma Igreja herdeira da Reforma Luterana que teve início em 1517, na Alemanha com Martinho Lutero.

​

Somos também uma Igreja confessional e que tem na Escritura Sagrada o fundamento de sua pregação e da fé em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de todos os homens.

​

A IELP aceita todos os livros canónicos das Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo testamento como palavra infalível revelada por Deus.

​

Como cristãos estamos firmados no princípio: “ Somente a Escritura; Somente a graça; Somente a fé". Deus se manifesta e faz-se conhecer pela Escritura.

Deus justifica, perdoa e salva o ser humano por sua graça, e o homem se apropria desta pela fé na Sua Palavra que revela o Seu amor a a Sua salvação.

​

A Igreja Evangélica Luterana Portuguesa aceita o Credo Apostólico, O Credo Niceno e o Credo Atanasiano, como correta exposição da fé Cristã.

bottom of page