Celebração dos 500 Anos da Reforma Luterana em Portugal

A IELP e os 500 Anos da Reforma Luterana.

Em Portugal, os 500 anos da Reforma Luterana foi celebrada em cultos, palestras e exposições.

As celebrações tiveram início no culto do dia 21 de Outubro na Paróquia Consolação das Mercês, no Distrito de Lisboa.

No dia 06 de Novembro, deu-se início a Exposição “Martinho Lutero: O Reformador e a Reforma 500 anos depois” na Bibliotéca Municipal de Ponte de Lima, em Ponte de Lima. A exposição com paineis ilustrados conta a “História da Reforma e as 95 teses”, com destaque às questões importantes como a “Reforma: Da Teologia a Educação”. A exposição conta também com 25 volumes das obras em alemão de Martinho Lutero. A palestra com o tema “Lutero e a sua descoberta libertadora” foi ministrada pelo Professor Doutor e Pastor Adalberto Hiller. A exposição estará aberta até o dia 31 de Dezembro de 2017. E ainda, no cinema de Ponte de Lima, foi exibido o filme “Luther – Vida e obra de Lutero” no dia 16 de Novembro. Precedeu o filme breves palavras dirigidas pelo Pastor Adalberto Hiller e entoou-se o hino “Castelo Forte”, escrito por Martinho Lutero.

As celebrações continuaram em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian e na Universidade Lusófona nos dias 09, 10 e 11 de Novembro, onde aconteceu o Congresso Internacional “Um construtor da modernidade. Lutero – Teses – 500 anos”. Este foi o maior evento jamais organizado em Portugal sobre este tema, a Reforma Luterana, no qual a Igreja Luterana em Portugal esteve representada pelo Professor Doutor e Pastor Adalberto Hiller como parte da comissão científica, e o seminarista Miguel Barcelos como um dos membros da comissão organizadora deste evento.

No dia 12 de Novembro, na Paróquia Consolação das Mercês em Lisboa, aconteceu a apresentação do livro “A grande rutura – Olhares cruzados sobre Lutero e a Reforma Protestante”, coordenada pelo Teólogo Porfírio Pinto. O seminarista e membro da congregação das Mercês, Miguel Barcelos, escreveu o primeiro capítulo do livro “Martinho Lutero: o homem e a obra”. No mesmo dia, decorreu-se o culto em celebração aos 500 Anos da Reforma Luterna na Paróquia Emanuel da Maia, no Distrito do Porto.

Com toda convicção, podemos afirmar que estas celebrações trouxeram à Portugal o conhecimento da vida e obra de Martinho Lutero, o reformador, com sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e, principalmente o despertar do conhecimento da Palavra de Deus, pura e verdadeira.

 

Soli Deo Glória!
Diretoria IELP

© 2016 por Igreja Evangélica Luterana Portuguesa

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Facebook - White Circle